Mova-se

A evolução da mobilidade: novos Produtos Tarifários da Rede Metropolitana de Transportes Coletivo

Os últimos anos foram um marco significativo para o transporte público coletivo na Região Metropolitana de Goiânia (RMG). A deliberação pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da RMG (CTDC), marcou uma evolução na estruturação tarifária do sistema como:

Bilhete Único: Este cartão permite a troca entre linhas e ônibus por um período de 2 horas e meia, sem custos adicionais ou necessidade de passar por terminais de integração. Mais de seis milhões de passageiros utilizaram o benefício todo mês, em 2023.

Passe Livre do Trabalhador: Beneficiando tanto empregadores quanto empregados, este cartão oferece uso ilimitado do transporte público durante todo o mês e descontos significativos para as empresas. A cada mês mais de 600 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa.  

Cartão Família: Destinado às famílias, permite que até seis membros viajem durante fins de semana e feriados pagando apenas uma tarifa.

Meia Tarifa: Proporciona ao cidadão a oportunidade de usar linhas de transporte público por apenas R$2,15, válido para algumas linhas específicas da RMG. No mês de dezembro foram mais de um milhão de passageiros.

Estas iniciativas têm transformado positivamente o transporte público da RMG, consolidando-o como referência nacional em inovação. Em reconhecimento a esses esforços, o “Passe Livre Trabalhador” foi agraciado com o Prêmio Nacional de Mobilidade Urbana na categoria “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam” em 23 de junho de 2023.

A colaboração entre técnicos e governos municipais e estaduais é fundamental para alcançar um transporte público de qualidade. Estas ações reforçam o compromisso da região em democratizar o transporte coletivo, tornando-o mais acessível e eficiente para todos os cidadãos.

Para o especialista em Mobilidade Urbana do Mova-se Fórum de Mobilidade, Mohamed Hally do Nascimento – “os novos produtos tarifários da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia – RMTC, é bastante inovador, interessante e relevante para a mobilidade urbana do país como um todo. Os novos produtos tarifários mostram que o transporte público coletivo está se adaptando às necessidades e demandas dos usuários, oferecendo mais opções, economia e comodidade. Além disso, o reconhecimento nacional pelo Prêmio de Mobilidade Urbana é um incentivo para que o transporte público coletivo continue inovando e transformando a forma de se deslocar no espaço urbano independente dos limites dos municípios.

Fica claro, portanto, que a reestruturação tarifária e a introdução dos novos produtos no transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, conforme destacado no release, representam uma abordagem inovadora e eficaz para aprimorar a mobilidade urbana. A introdução do Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador, Cartão Família e Meia Tarifa evidencia um esforço conjunto para atender às diversas necessidades dos usuários, proporcionando flexibilidade e vantagens econômicas.

A implementação dessas soluções não apenas simplifica o processo de pagamento e integração entre linhas, mas também estimula o uso do transporte público ao torná-lo mais acessível e atraente para a população. O reconhecimento nacional por meio do Prêmio de Mobilidade Urbana destaca a excelência dessas iniciativas, demonstrando o compromisso da região em buscar soluções inovadoras para o desafio contínuo da melhoria do transporte coletivo.

A ênfase na parceria entre as autoridades governamentais e técnicos na concepção e implementação dessas medidas ilustra uma abordagem colaborativa e estratégica para a gestão do transporte público. Essas ações refletem um avanço significativo na busca por um sistema de mobilidade urbana mais eficiente, sustentável e centrado no cidadão.



Mohamed Hally é graduado em em Matemática na PUC/GO, Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e Especialista em Controladoria, Finanças e Gestão em Risco pela Unialfa. Atuou como Coordenador de Transportes em uma empresa do transporte público de passageiros em Goiânia e hoje atua na diretoria técnica de operações na Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo e também é um dos especialistas do Mova-se Fórum de Mobilidade

Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo