Mova-se

Nossos especialistas

Ciência, informações compartilhadas e diversidade de visões vão propor alternativas para a mobilidade nas cidades.

Professores, doutores, especialistas em diversas áreas que têm correlação com a mobilidade urbana formam a base do Mova-se Fórum de Mobilidade. Todos, dispostos e disponíveis para falar com a sociedade, imprensa e organizações. Conheça cada um deles.



Miguel Ângelo Pricinote

Miguel Ângelo Pricinote

Geógrafo, Mestre em Transportes

É Geógrafo (UFG), Mestre em Transportes (UnB), com certificação em Model Thinking pela University of Michigan. Atualmente é Diretor da Gadol Elohai Soluções em Transportes, Coordenador técnico do Mova-se Fórum de Mobilidade e Ambassador da International Association of Public Transport/ UITP. Foi Diretor de Transporte do RedeMob Consórcio; Diretor Adjunto da Viação Reunidas; Diretor da ReuMob e membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transporte Público/ ANTP Seção Centro Oeste.

Adriano Paranaíba

Adriano Paranaíba

Economista, Mestre em Agribusiness

Adriano Paranaíba é economista, mestre em Agribusiness (UFG). Doutor em Transportes (UnB). Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG). Editor-chefe do Periódico Acadêmico MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics. Diretor Acadêmico do Instituto Mises Brasil. Foi Assessor Técnico na Liderança do NOVO na Câmara dos Deputados e Subsecretário de Competitividade e Melhoria Regulatória no Ministério da Economia.

Ronny Marcelo Aliaga Medrano

Ronny Marcelo Aliaga Medrano

Engenheiro Civil

Ronny Marcelo Aliaga Medrano possui graduação em engenharia civil, pela Escuela Militar de Ingenieria (2006) e mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília (2012). Ele é doutor em Transporte pela Universidade de Brasília (2016). Atuo profissionalmente como analista de transporte na prefeitura do Governo municipal de La Paz, Bolívia e como assessor técnico na Empresa de Planejamento e Logística S.A. do Ministério do Transporte do Brasil, com ênfase no desenvolvimento do modelo de transporte do Plano Nacional de Logística Integrada. Ronny é professor do curso de Engenharia de Transporte da Universidade Federal de Goiás.

Eliane Kihara

Engenheira Mecânica

Eliane Kihara se formou em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduação, em Gestão da Manutenção de Frota pelo IPOG, além de fazer mestrado em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Goiás e mestrado em Transportes pela UNB. É gerente do departamento de manutenção de frota da Metrobus.

Alessandro Moura

Alessandro Moura

Mestre e Doutorando em Direito

Alessandro Moura é mestre e doutorando em Direito. Foi vice-presidente jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte Público Coletivo de Goiânia (SET/GO) e é advogado, empreendedor, Secretário da CMUTC – OAB/Go, gestor jurídico na central de serviços compartilhados do Grupo HP Transportes Coletivos e professor em áreas do Direito e da Administração de Empresas. Possui expertise nas áreas de gestão das relações de trabalho e sindicais, riscos e compliance, com ênfase em concessão de serviços públicos, transporte de pessoas e prestação de serviços.

Olmo Xavier

Arquiteto e Urbanista

Olmo Xavier

Arquiteto e urbanista, pós-graduado em Mobilidade Urbana e Trânsito. Também é mestrando no Projeto em Cidade da Universidade Federal de Goiás da UFG. Já foi assessor de Mobilidade Urbana no desenvolvimento, planejamento e operação do transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, pela RedeMob Consórcio. Foi secretário nacional de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais – Presidência da República em Brasília e também assessor na Associação Nacional de Transportes Públicos.

Benjamin Kennedy Machado da Costa

Engengeiro Civil

Engenheiro civil, membro da equipe do Eixo Mobilidade, Acessibilidade e Transporte público coletivo, que elaborou o Plano Diretor de Goiânia, em 2007. Foi coordenador do Projeto do Corredor Goiás BRT Norte Sul, Diretor Técnico da CMTC, Presidente da CMTC e participou da Revisão do Plano Diretor de Goiânia em 2019.

Jeovalter Correia Santos

Especialista em Administração Tributária

Possui formação em Contabilidade pela UEG, é especialista em Administração Tributária e em Análise e Auditoria Contábil, Controladoria e Perícia pela PUC-GO. Também é Mestre em Gestão e Planejamento Empresarial com foco em Sustentabilidade Corporativa pela Universidade Autônoma de Lisboa.

 

Orlando Lemes

Designer Estratégico

Orlando Lemes – Designer formado na University of Westminster e Atualmente é designer estratégico com foco em pessoas e diretor da Olux.

Oliver Cauã Cauê

Oliver Cauã Cauê

Mestre em Planejamento e Gestão do Território

É geógrafo (UNESP) e mestre em Planejamento e Gestão do Território (UFABC). Possui experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em transporte público coletivo. Atualmente, dirige a Cidadeapé — Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo. No mestrado, analisou o processo de definição do traçado da Linha 1 – Azul do Metrô de São Paulo, interpretando as influências dos agentes públicos e privados e de manifestações da sociedade civil. Através de entrevistas com técnicos e dirigentes da Companhia do Metropolitano e de outras entidades envolvidas, bem como da leitura e análise de jornais, revistas especializadas e documentos técnicos, verificou o grau de atendimento a demandas econômicas, urbanas e de mobilidade da população. Durante a graduação, desenvolveu pesquisas de iniciação científica sobre o Movimento Passe Livre e sobre o processo decisório do traçado da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo. Em 2016, integrou a equipe multidisciplinar que elaborou o plano de governo da candidata Luiza Erundina à Prefeitura de São Paulo. Em 2017, prestou consultoria ao vereador Toninho Vespoli sobre o sistema de ônibus da capital paulista. Estudou a operação e o financiamento do sistema e as licitações elaboradas pelas gestões Marta Suplicy (2001-2004), Fernando Haddad (2013-2016) e João Doria (2017-2018).

César Jannecke

César Jannecke

Mestre em Engenharia

É especialista em métodos de estruturação de problemas e desenho de soluções. Possui ampla experiência em análise e melhoria de processos, de produtividade e em redução de contas de energia de indústrias e prédios corporativos. Atualmente é Diretor de Engenharia da VIVA BEM com o que VOCÊ TEM, Mentor e Orientador de Inovação em empresas e startups e Palestrante. É Mestre em Engenharia (ITA) e MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV), Pós-graduado em Sistemas Eletroenergéticos (Cambury) e em Engenharia de Segurança do Trabalho (SENAI) e formado em Engenharia Elétrica (PUC-GO) e em Tecnologia em Telecomunicações (IFG).

Emilio Merino Dominguez

Emilio Merino Dominguez

Arquiteto e Urbanista

Emilio Merino Dominguez é Arquiteto – Urbanista pela Universidade Nacional Federico Villarreal (Perú).  Possui doutorado  e pós-doutorado em Engenharia de Transportes pela  Universidad Politécnica de Cataluña – UPC,  assim como diversas especialidades de planejamento e gestão de transporte realizados na França, Bélgica, Espanha e Perú. Trabalhou na ANTT- Agencia Nacional de Transportes Terrestres; EPTC- Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre; Professor visitante na UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro de diversas organizações mundiais da mobilidade, tais como, Cities for Mobility; Associação Ibero-americana de Mobilidade Urbana para a Sustentabilidade –ASIMUS; Rede de Universidades Ibero-americanas de Técnicas de Engenharia Municipal.  Membro de diversos conselhos de pesquisa e de corpo editorial de revistas especializadas em mobilidade. Atualmente é consultor sênior em diversas empresas de consultoria internacional de México, Brasil e Espanha em projetos de planejamento, gestão e operação de transportes com financiamento BIRD, BID, CAF e outras Agências de Cooperação Internacional. Assessorou ao Ministério das Cidades no projeto de implementação da Lei da Mobilidade no Brasil;  Coordenou a Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e formou parte da Frente Parlamentar da Câmara de Vereadores de Porto Alegre de Mobilidade urbana sustentável, foi Assessor Técnico do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado RS e, atualmente é Membro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, Conselheiro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil-CAU/RS, membro da Union Internacional de Arquitetos-UIA e conselheiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre -Brasil.

Diego Buss de Oliveira

Diego Buss de Oliveira

Engenheiro Civil e Técnico em Logística

É Engenheiro Civil e técnico em logística, atuo desde 2005 com planejamento e dimensionamento de redes de transporte, realização de pesquisas operacionais, projeções orçamentárias, gerenciamento eletrônico da frota, monitoramento por câmeras, bilhetagem eletrônica, estrutura de paradas e terminais.

Flavislei Costa

Especialista em Gestão de Negócios

Flavislei Costa é especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, tem experiência com liderança de projetos de inovação, design de serviços e inteligência de negócios e prática com ferramentas e metodologias como Design Thinkin, Design Sprint, Mapa de Empatia do Cliente, Jornada do Cliente, Business Model Canvas etc., para desenvolvimento de soluções que agregam valor para o cliente e competitividade para o negócio. Responsável pelo processo de Design do Serviço CityBus2.0, projeto de implantação e operação do serviço. Primeiro serviço de transporte público por aplicativo da América Latina.

 

 

Wesley Ferro Nogueira

Economista

Wesley Ferro Nogueira é economista, atualmente é Secretário Executivo do Instituto
MDT, colabora no Projeto “Pensar o transporte público na cidade planejada para o automóvel”, integra a Rede Urbanidade e é membro suplente do Conselho de
Transporte Público Coletivo do DF.

Pastor Willy Gonzales Taco

Pastor Willy Gonzales Taco

Doutor em Engenharia de Transportes

Engenheiro Civil pela Universidad Nacional de San Agustin de Arequipa UNSA – (1991), Mestre em Transportes Urbanos pela Universidade de Brasília – UnB (1997) e Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC/USP (2003). Professor Associado a Dedicação exclusiva do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC/UnB), Programa de Pós-graduação em Transportes da Universidade de Brasília (PPGT/UnB), Coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru), membro da Comissão de Avaliação de Área da Engenharia Civil do ENADE período 2014 – 2016, ex-Coordenador por dois períodos do Programa de Pós-Graduação em Transportes, ex-Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Civil, ex-Coordenador do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Engenharia Civil, promotor de StartUp em transportes e mobilidade: Dextra, Carona Phone, On-I-Bus, ex-orientador do coletivo Bicicleta Livre UnB, líder do Grupo de pesquisa do CNPq Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias (CTNT), membro efetivo do Conselho de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal – CTPC/DF, com áreas de pesquisa em Planejamento dos Transportes, Análise Comportamental em Transportes, Sistemas de Informações Geográficas em Transportes, Novas Tecnologias em Transportes, Inovação e Tecnologias Disruptivas nos Transportes, Sistemas Inteligentes em Transportes e Mobilidade Urbana, Veículos Autônomos-Conectados-Compartihados, Corredores Rodoviários Inteligentes (CRIs); Confiabilidade, Vulnerabilidade e Resiliência em Transportes.

Desirée Peñalba

Desirée Peñalba

Advogada e Mestre em Economia

É Advogada (PUC-GO), Especialista em Políticas Publicas (UFG) e Mestre em Economia (UFM/ Guatemala). Foi Subsecretária Estadual de Empreendedorismo e Geração de Renda. É presidente estadual do Democratas Mulher em Goiás, foi Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Governo doEstado de Goiás (2019-2020), Responsável pelo planejamento e execução da Caravana do Empreendedor nos municípios goianos e Coordenadora e professora dos Cursos Online para Ajudar os Micro e Pequenos Empresários a Superar a Crise.

É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Piauí (2007), Mestre em Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Transportes da Universidade de Brasília (2011) e especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2016). Atuou profissionalmente no Centro de Formação e Pesquisa em Transportes - CEFTRU - da UnB. Foi coordenadora de pesquisa de campo na Pesquisa Nacional Custo Aluno, junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Tocantins e ao FNDE/MEC. Trabalhou como Coordenadora de Análise de Velocidade no Consórcio da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos e como Consultora Técnica no Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (SET). Hoje é professora do curso de Engenharia de Transportes na Universidade Federal de Goiás e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília.

Professora Poliana Leite

Arquiteta e Urbanista

É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Piauí (2007), Mestre em Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Transportes da Universidade de Brasília (2011) e especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2016). Atuou profissionalmente no Centro de Formação e Pesquisa em Transportes – CEFTRU – da UnB. Foi coordenadora de pesquisa de campo na Pesquisa Nacional Custo Aluno, junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Tocantins e ao FNDE/MEC. Trabalhou como Coordenadora de Análise de Velocidade no Consórcio da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos e como Consultora Técnica no Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (SET). Hoje é professora do curso de Engenharia de Transportes na Universidade Federal de Goiás e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília.

Participe da discussão e seja um de nossos apoiadores

  • Fetrasul
  • CEFTRU
  • GCTNT
  • Instituto Liberdade e Justiça
  • FlixBus
  • Bla-Bla-Car
Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo