Mova-se
17 de janeiro de 2023
Inovação

Mais de 200 especialistas se reúnem para contribuir com soluções para a mobilidade do Brasil

Mova-se Fórum Nacional de Mobilidade se tornou destaque em pesquisas e desenvolvimento de conhecimento sobre transporte público, pedestres, vias inteligentes,…

Mova-se Fórum Nacional de Mobilidade se tornou destaque em pesquisas e desenvolvimento de conhecimento sobre transporte público, pedestres, vias inteligentes, entre outros temas  entre outros temas  

Um grupo de especialistas em mobilidade se uniu, durante a pandemia, para criar o Mova-se Fórum Nacional de Mobilidade. Em setembro de 2021, eram quatro profissionais. Já em dezembro de 2022, o movimento já conta com 210 especialistas de diversas áreas que envolvem temas como trânsito, transporte público, pedestres, congestionamentos.

Mesmo tendo o lançamento do Fórum sido feito on-line, bem como todo o trabalho inicial, os profissionais, professores e especialistas do Mova-se foram fundamentais para gerar esclarecimento a respeito de tudo o que envolvia o transporte coletivo durante a pandemia. Após esse período, ampliaram o leque de assuntos, inclusive fizeram diversas pesquisas de forma voluntária e também a pedido de jornalistas e autoridades públicas.

O desafio era fazer com que se tornassem fonte de informações para os veículos de comunicação, meta que foi alcançada. Os especialistas do Mova-se trabalham em todo o país e são requisitados para entrevistas em jornais impressos, sites e emissoras de TV e rádios. No mês de agosto de 2022, por exemplo, foram mais 27 inserções em veículos de todo o Brasil. Vale ressaltar que o Fórum não tem fins lucrativos e nunca investiu em mídia paga. 

O número de seguidores nas redes sociais também foi um destaque do movimento. Este ano, o número de seguidores no twitter aumentou 6800%, as reportagens em jornais impressos tiveram um acrescimento de 1440%, o grupo do WhatsApp aumentou em 1089% a quantidade de participantes.  Mova-se foi destaque em jornais de grande circulação como o Estadão, a programação nacional da Band, além de várias matérias de capa de jornais locais como O Popular e O Hoje.

O coordenador técnico do Mova-se, que é especialista em mobilidade e saúde pública, Miguel Angelo Pricinote acrescenta: “Em um momento em que a mobilidade urbana foi colocada no seu pior patamar da história, é importante nos perguntarmos sobre o futuro do ir e vir de toda sociedade. O transporte público de passageiros, bicicletas, aplicativos de transporte, pedestres e carros particulares precisam conviver em harmonia e cumprir, cada um, o seu papel nessa engrenagem. Mas como chegar a um modelo ideal? É preciso discutir a cidade, as pessoas, urbanismo e mobilidade”.

Alguns dos integrantes do Mova-se

Miguel Angelo Pricinote é geógrafo (UFG), mestre em transportes (UnB), com certificação em Model Thinking pela University of Michigan. Atualmente é diretor da Gadol Elohai Soluções em Transportes, Coordenador técnico do Mova-se Fórum de Mobilidade e Ambassador da International Association of Public Transport/ UITP. Foi Diretor de Transporte do RedeMob Consórcio; Diretor Adjunto da Viação Reunidas; Diretor da ReuMob e membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transporte Público/ ANTP Seção Centro Oeste. 

Adriano Paranaíba é economista. Mestre em Agribusiness (UFG). Doutor em Transportes (UnB). Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG). Editor-Chefe do Periódico Acadêmico MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics. Diretor Acadêmico do Instituto Mises Brasil. Foi Assessor Técnico na Liderança do NOVO na Câmara dos Deputados e Subsecretário de Competitividade e Melhoria Regulatória no Ministério da Economia.

Oliver Cauê é geógrafo (UNESP) e mestre em Planejamento e Gestão do Território (UFABC). Possui experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em transporte público coletivo. Atualmente, dirige a Cidadeapé — Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo. No mestrado, analisou o processo de definição do traçado da Linha 1 – Azul do Metrô de São Paulo, interpretando as influências dos agentes públicos e privados e de manifestações da sociedade civil. Durante a graduação, desenvolveu pesquisas de iniciação científica sobre o Movimento Passe Livre e sobre o processo decisório do traçado da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo. Estudou a operação e o financiamento do sistema e as licitações elaboradas pelas gestões Marta Suplicy (2001-2004), Fernando Haddad (2013-2016) e João Doria (2017-2018).

Diego Buss de Oliveira é engenheiro civil e técnico em logística, atua desde 2005 com planejamento e dimensionamento de redes de transporte, realização de pesquisas operacionais, projeções orçamentárias, gerenciamento eletrônico da frota, monitoramento por câmeras, bilhetagem eletrônica, estrutura de paradas e terminais.

Poliana Leite é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Piauí (2007), Mestre em Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Transportes da Universidade de Brasília (2011) e especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2016). Atuou profissionalmente no Centro de Formação e Pesquisa em Transportes – CEFTRU – da UnB. Foi coordenadora de pesquisa de campo na Pesquisa Nacional Custo Aluno, junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Tocantins e ao FNDE/MEC. Hoje é professora do curso de Engenharia de Transportes na Universidade Federal de Goiás e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília.

Emilio Merino Dominguez é arquiteto e urbanista pela Universidade Nacional Federico Villarreal (Perú).  Possui doutorado e pós-doutorado em engenharia de transportes pela Universidad Politécnica de Cataluña, assim como diversas especialidades de planejamento e gestão de transporte realizados na França, Bélgica, Espanha e Perú. Trabalhou na ANTT- Agencia Nacional de Transportes Terrestres; EPTC- Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre. Membro de diversos conselhos de pesquisa e de corpo editorial de revistas especializadas em mobilidade. Atualmente é consultor sênior em diversas empresas de consultoria internacional de México, Brasil e Espanha em projetos de planejamento, gestão e operação de transportes com financiamento BIRD, BID, CAF e outras.

Willy Gonzales Taco é engenheiro civil pela Universidad Nacional de San Agustin de Arequipa UNSA – (1991), mestre em transportes urbanos pela Universidade de Brasília – UnB (1997) e Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC/USP (2003). É coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru).

César Jannecke é especialista em métodos de estruturação de problemas e desenho de soluções. Possui experiência em análise e melhoria de processos, de produtividade e em redução de contas de energia de indústrias e prédios corporativos. Atualmente é diretor de engenharia da VIVA BEM com o que VOCÊ TEM, mentor e orientador de inovação em empresas e startups e Palestrante. É mestre em engenharia pelo ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Orlando Lemes é designer formado na University of Westminster e atualmente é designer estratégico com foco em pessoas e diretor da Olux.

Flavislei Costa é especialista em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral, experiência com liderança de projetos de Inovação, Design de Serviços e Inteligência de Negócios, prática com ferramentas e metodologias para desenvolvimento de soluções que agregam valor para o cliente e competitividade para o negócio. Responsável pelo processo de Design do Serviço CityBus2.0, projeto de implantação e operação do serviço. Primeiro serviço de transporte público por aplicativo da América Latina, conseguiu mais de 100 mil clientes cadastrados em um ano e meio, e mais de 500 Mil viagens realizadas.

Alessandro Moura é mestre e doutorando em Direito. Foi vice-presidente jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte Público Coletivo de Goiânia (SET/GO) e é advogado, empreendedor, Secretário da CMUTC – OAB/Go, gestor jurídico na central de serviços compartilhados do Grupo HP Transportes Coletivos e professor em áreas do Direito e da Administração de Empresas. Possui expertise nas áreas de gestão das relações de trabalho e sindicais, riscos e compliance, com ênfase em concessão de serviços públicos, transporte de pessoas e prestação de serviços.

Ronny Marcelo Aliaga Medrano temgraduação em engenharia civil – ESCUELA MILITAR DE INGENIERIA (2006) e mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília (2012). Doutor em Transporte pela Universidade de Brasilia (2016). Atuo profissionalmente como analista de transporte na prefeitura do Governo municipal de La Paz, Bolívia. Como assessor técnico na Empresa de Planejamento e Logística S.A. do Ministério do Transporte do Brasil, com ênfase no desenvolvimento do modelo de transporte do Plano Nacional de Logística Integrada. Como consultor em estudos de demanda para projetos ferroviários, planos de mobilidade, planos de transporte público. Atualmente é professor do Curso de Engenharia de Transporte da Universidade Federal de Goiás. Trabalha na linha de pesquisa de Inovação, Inteligência em Transporte, com ênfase em Planejamento de Transportes.

Jeovalter Correia Santos é formado em contabilidade pela UEG, é especialista em Administração tributária e em análise e auditoria contábil, controladoria e perícia pela PUC-GO. Também é mestre em gestão e planejamento empresarial com foco em Sustentabilidade Corporativa pela Universidade Autônoma de Lisboa.

Eliane Kihara é engenheira mecânica, pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduação, em Gestão da Manutenção de Frota pelo IPOG, além de fazer mestrado em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Goiás e mestrado em Transportes pela UNB. É gerente do departamento de manutenção de frota da Metrobus.



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