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2 de setembro de 2024
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Descarbonização da Frota de Ônibus Coletivo na Grande Goiânia: Um passo para um Futuro Sustentável

O rápido crescimento urbano e populacional da Região Metropolitana de Goiânia vem enfrentando desafios significativos relacionados à mobilidade urbana e…

O rápido crescimento urbano e populacional da Região Metropolitana de Goiânia vem enfrentando desafios significativos relacionados à mobilidade urbana e à sustentabilidade. A predominância de ônibus a diesel tem grande contribuição na poluição do ar, com o aumento das emissões de gases de efeito estufa, impactando negativamente a saúde pública e o meio ambiente.

Segundo o relatório do Observatório do Clima de 2023, o Brasil emitiu 2,4 bilhões de toneladas brutas de gases de efeito estufa em 2021 se tornando o sétimo maior emissor de GEE no mundo.  Em 2019 o setor de transporte foi responsável pela emissão de 22 milhões de toneladas das emissões totais no Brasil, segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente de 20219.

A Lei nº 22.666 de 2024 de autoria do Estado de Goiás é um marco nesse sentido, estabelecendo diretrizes claras para a adoção de combustíveis limpos e renováveis, alinhando-se com as metas de desenvolvimento sustentável do Estado.

Muitos são os benefícios com a descarbonização do transporte coletivo, como a redução de emissões de gases poluentes e consequentemente a melhoria da qualidade do ar, reduzindo problemas agudos e crônicos de saúde pública, como doenças respiratórias, cardiovasculares, câncer; conforto sonoro com ônibus silenciosos, diminuição na emissão de gases causadores do efeito estufa, uso de novas tecnologias sustentáveis.

A descarbonização da frota de ônibus é um passo fundamental dentro dessa política, visando não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos goianienses.

O governo do Estado de Goiás tem desempenhado um papel crucial nesse processo de transformação sustentável. Através do pagamento do subsídio se tornou possível a reestruturação do transporte coletivo da Grande Goiânia com a aquisição de ônibus elétricos, ônibus diesel Euro 6, que são tecnologias responsáveis baixa da emissão de GEEs.

Os usuários do transporte coletivo do Eixo Anhanguera e BRT Norte/Sul, os principais corredores BRTs de transporte coletivo da grande Goiânia, estão prestes a presenciar uma transformação significativa em sua frota de ônibus. Com a substituição de 145 ônibus a diesel por veículos elétricos articulados e não articulados no corredor do Eixo Anhanguera e, mais de 1000 ônibus movidos a diesel Euro 6 no BRT Norte/Sul, essa iniciativa visa não apenas a modernização do transporte público, mas também a melhoria da saúde pública e da mobilidade urbana, alinhando-se com as crescentes preocupações ambientais.

Em suma, a descarbonização da frota de ônibus da Grande Goiânia representa um avanço significativo, posicionando a cidade como um exemplo de sustentabilidade e inovação no transporte público. Com o apoio do governo estadual e a conscientização da população sobre a importância dessa mudança, o Estado de Goiás dá um passo decisivo para um futuro mais verde e saudável, onde a mobilidade urbana se alinha com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida.

Gabriela Cândida Pereira de Queluz – Graduada em Engenharia Florestal – Universidade Federal de Goiás e com MBA Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental – Instituto de Pós-graduação (IPOG)



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