Mova-se
2 de abril de 2024
Inovação

Acidentes em rodovias concedidas à iniciativa privada registram aumento de quase 15% em 2023

Em 2023 foram registrados 4439 acidentes com 149 mortes nos 1.800 quilômetros de vias privatizadas O aumento significativo de 11,7%…

Em 2023 foram registrados 4439 acidentes com 149 mortes nos 1.800 quilômetros de vias privatizadas

O aumento significativo de 11,7% no tráfego nas rodovias privatizadas reflete não apenas o crescimento econômico, mas também a mobilidade nacional em expansão. Porém é essencial destacar o aumento de 14,6% nos acidentes registrados em rodovias concedidas à iniciativa privada, em 2023. No ano passado, foram 76.637 ocorrências, 1.908 mortes e 39.786 pessoas feridas.

Para Miguel Angelo Pricinote, fundador do Mova-se Fórum Nacional de Mobilidade uma das causas é a imprudência dos motoristas aumenta em rodovias com melhor qualidade, por causa da velocidade dos veículos. “O Brasil tem um dos trânsitos que mais matam no mundo e as rodovias privatizadas não fogem desse cenário. Mas vale ressaltar que um estudo da Fundação Dom Cabral apontou que o risco de acidentes é até quatro vezes maior nas rodovias públicas do que nas privatizadas”, explica.

Apesar do número crescente das tragédias em rodovias federais, houve avanços na melhoria dessas vias. De acordo com o anuário estatístico da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) supervisionou 24 concessionárias responsáveis por mais de 13 mil quilômetros de rodovias federais.

Destacam-se as melhorias, como a entrega de 1.224 pontes, 634 passarelas e mais de oito mil quilômetros de obras de aprimoramento, reforçando a eficiência e segurança das vias. Também houve a expansão da rede de câmeras de monitoramento cobrindo quase metade das rodovias concedidas, o que melhorou a segurança das vias privatizadas.

Dados de Goiás

São 1.800 km de pista concedidos no Estado de Goiás, abrangendo as concessões da Triunfo Concebra (BR 060, BR 153 e BR 262 DF / GO / MG), ECO050 (BR-050/GO/MG), Ecovias do Araguaia (BR-153/TO/GO, BR-080/GO, BR-414/GO) e Ecovias do Cerrado (BR-364/365/MG/GO), além da Via 040 (BR-040/DF/GO/MG).



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