
Flavislei Costa
Gestão| Inovação | Competitividade
Recentemente o tema Inteligência Artificial vem ganhando cada vez mais espaço nos debates dos diversos setores. É inevitável a discussão sobre o impacto que as novas tecnologias baseadas em IA terá em cada mercado, ou como impactará a vida das pessoas, e não seria diferente sobre Mobilidade Urbana.
É enorme o potencial de impacto a Inteligência Artificial (IA) na Mobilidade Urbana, podendo mudar significativamente a forma como as pessoas se deslocam nas cidades.
Veja alguns exemplos de aplicação da IA sobre Mobilidade Urbana;
- Roteamento Automatizado; nesse caso a Inteligência Artificial pode ser utilizada otimizar as rotas e melhorar a eficiência do transporte público. Utilizando da análise de dados em tempo real, considerando informações de tráfego, padrões de deslocamentos das pessoas e até mesmo condições meteorológicas, para ajudar a melhorar a eficiência das rotas e também reduzir o tempo dos deslocamentos.
- MaaS; A IA pode facilitar o compartilhamento de veículos, permitindo que as pessoas encontrem, reservem e compartilhem carros, bicicletas ou scooters e transporte público de forma eficiente, que integre toda sua jornada de deslocamento dentro de uma experiência única, mudando o modo de transporte conforme necessidade. Plataformas de compartilhamento de veículos podem usar algoritmos de IA para otimizar a alocação de recursos, equilibrar a demanda e a oferta e prever a demanda futura. Isso pode levar a uma utilização mais eficiente dos veículos e reduzir a necessidade de posse individual de automóveis.
- Sistemas de pagamento inteligentes: A IA pode facilitar sistemas de pagamento mais inteligentes e eficientes para o transporte público coletivo. Por exemplo, os passageiros podem usar aplicativos móveis que utilizam IA para identificar automaticamente a melhor tarifa com base em sua viagem, fornecer informações em tempo real sobre horários e conexões, e até mesmo sugerir rotas alternativas para evitar atrasos.
- Planejamento da Cidade; mapeamento das áreas com necessidades de transportes, previsão de padrões de crescimento da cidade, fundamentar as tomadas de decisões dos gestores em dados, criando um planejamento Data Driven.
- Gestão do Tráfego; nesse ponto já existem tecnologias aplicadas que serão aprimoradas e novas tecnologias que irão surgir, o gerenciamento inteligente e automatizados dos semáforos, monitoramento de tráfego em tempo real, big data para análise de grande volume de dados e agilidade da tomada de decisões para fluidez do trânsito.
- Veículos Autônomos; para o desenvolvimento dessa tecnologia é vital a aplicação de um sistema de Inteligência Artificial (IA), com ela pode realizar o mapeamento e interpretação do ambiente e tomar decisões em tempo real, essa rede de veículos autônomos conectada favoreceria a redução dos congestionamentos. Uma rede de veículos 100% autônomos não precisariam por exemplo de semáforos, estando todos os veículos conectados e ajustando seus padrões de velocidade para não terem colisões.
- Melhoria da segurança e manutenção: A IA pode ser aplicada na análise de vídeo e dados de sensores para detectar anomalias, como comportamentos suspeitos, falhas no equipamento ou problemas de segurança nos veículos ou nas estações. Isso permite uma resposta rápida a incidentes e manutenção preventiva, garantindo segurança dos passageiros e a disponibilidade contínua do serviço de transporte.
Porém o tema Inteligência Artificial ainda possuem alguns desafios para serem superados, como segurança, privacidade, ética. Essas preocupações precisam ser abordadas para garantir que a IA seja usada de maneira responsável e benéfica para a sociedade como um todo.
Publicado originalmente em:
https://www.linkedin.com/pulse/como-intelig%25C3%25AAncia-artificial-impactar%25C3%25A1-mobilidade-urbana-costa/