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17 de janeiro de 2023
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Corredores do transporte coletivo em Goiânia registram 220 multas por dia

Por: Jornal O Popular Dez anos após primeira implantação em Goiânia, faixas preferenciais de ônibusseguem sendo utilizadas irregularmente pelos motoristas…

Por: Jornal O Popular
Dez anos após primeira implantação em Goiânia, faixas preferenciais de ônibus
seguem sendo utilizadas irregularmente pelos motoristas de veículos particulares

Uma média de 220 multas por dia foi aplicada em Goiânia por uso indevido
das faixas preferenciais do transporte coletivo nos três corredores com
fiscalização eletrônica na capital entre Motorista é flagrado ao trafegar em faixa dedicada
aos ônibus do transporte coletivo, na Avenida
Universitária, no Setor Leste Universitário janeiro e outubro deste ano. Isso ocorre
mesmo depois de dez anos da implantação da primeira estrutura com
as regras de preferência aos ônibus na cidade, em junho de 2012, com a
instalação do Corredor Universitário, um trecho de 2,5 quilômetros (km) entre
a Praça Cívica, no Setor Central, e o terminal Praça da Bíblia, no Setor Leste
Universitário. Esse corredor, inclusive, ainda é onde mais ocorre o uso
indevido das faixas, com média diária de 143 ocorrências neste ano.
Os números deste ano já são maiores do que os registrados em 2021, quando
a média diária de infrações registradas foi de 178, ou seja, 32 a menos do que
neste ano por dia. No total, a quantidade de infrações aumentou em
23,9%, ao sair de 54.213 para 67.172, apenas levando em conta o uso
irregular das faixas preferenciais do transporte coletivo. Também no ano
passado, o Corredor Universitário foi onde mais se captou invasões de
motoristas no espaço destinado aos ônibus, com um total de 32.545 multas
aplicadas contra as 43.605 entre janeiro e outubro deste ano, ou seja, uma alta
de 34%. Válido ressaltar, no entanto, que o trecho é também onde se tem
maior fiscalização, com os 35 equipamentos eletrônicos que verificam
o espaço.

Para o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Mello, o
aumento das infrações no Corredor Universitário assusta. “Não faz muito
sentido ter este tanto de infração mesmo neste corredor, que está tendo
uso indevido mesmo”, afirma. Segundo ele, campanhas educativas que
elucidam como os corredores devem ser utilizados sempre são bem-vindas e
fundamentais. “Mesmo que já faça parte do cotidiano de Goiânia há dez
anos, sempre surgem novos motoristas, pessoas de fora da cidade, então
sempre precisa e não só em uma época específica”, avalia Mello.

Ele ressalta, por outro lado, que entre 2021 e 2022 houve um aumento do uso
viário na capital devido ao fim das restrições de movimentação impostas
como medidas sanitárias para o combate à pandemia da Covid-19. O
secretário analisa ainda que deve-se

levar em conta o aumento da frota a cada ano, estimado em cerca de 8% na
região metropolitana de Goiânia, o que também contribui com a elevação da
quantidade de infrações registradas no geral. Segundo o coordenador do MovaSe: Fórum de Mobilidade, Miguel Ângelo Pricinote, a impressão pessoal dele é de que tem ocorrido respeito às faixas,
sendo necessário fazer um levantamento de multas em um maior
período de tempo.


Comparação
Para se ter uma ideia, entre janeiro e
maio de 2015, três anos após a sua
implantação, a média diária de
infrações por uso indevido das faixas
preferenciais no Corredor Universitário
foi de apenas 79. Ou seja, sete anos
depois, o mau uso aumentou em 81%.
Nos demais corredores, onde há
atualmente 19 radares ao longo do
Corredor 85, que foi instalado em 2014,
e outros 20 na Avenida T-63, que iniciou
o funcionamento da faixa preferencial
no fim de 2013, o número de infrações
verificadas por mau uso do corredor
neste ano estão em uma média de 41
por dia na 85 e 35 a cada 24 horas na
Avenida T-63.

Observa-se um aumento de mau uso
com relação à T-63, na comparação com
2021, quando se obteve 7.823 registros
ante os 10.847 deste ano. Já no Corredor
85, os números de 2022 são de 12.720
multas, o que é menor do que as 13.845
do mesmo período do ano anterior. Por
outro lado, com relação aos cinco
primeiros meses de 2015, os números
mostram uma melhoria, pois no
Corredor 85 havia uma média diária de
79 multas a motoristas ocupando as
faixas dos ônibus por mais de uma
quadra sem realizar conversões,
enquanto que no Corredor T-63 esta
média era de 63 infrações verificadas à
época.

Pricinote avalia que, uma década
depois de implantados, resta a certeza
de que os corredores preferenciais
concedem maior fluidez aos ônibus,
mas eles devem ser implantados dentro
do Plano de Mobilidade, com os
objetivos. “Na Avenida T-63 é
interessante, mas é uma via que não é
muito densa para o transporte coletivo,
já na 85, que tem muitas linhas de
ônibus, já não foi interessante”, diz ele
ao lembrar da existência de dois
viadutos que impedem a continuidade
das faixas e também das outras vias
sem corredores que chegam até a 85 e
impedem a continuidade da fluidez.
O secretário Horácio Mello confirma que
a administração do Paço Municipal tem
a convicção de que os corredores de
ônibus são fundamentais para a política
de mobilidade urbana na cidade,
mesmo que a implantação sempre
tenha causado problemas para a
gestão, especialmente com a
reclamação de comerciantes por
perderem vagas de estacionamento nas
ruas em frente aos empreendimentos.
“Em 2023, após o período de chuvas,
vamos terminar de fazer o Corredor T-7
e manter a melhoria dos corredores,
como na Avenida Anhanguera e o BRT
Norte-Sul. Também vamos ter outros,
como da Avenida Mutirão, 24 de
Outubro, Independência e T-9”, reforça.
Ele lembra que também serão
implantados equipamentos nos
corredores para verificar a velocidade
dos ônibus, em busca de manter as
mesmas sempre acima de 15
quilômetros por hora (km/h).



Veja mais em:

https://opopular.com.br/noticias/cidades/corredores-do-transporte-coletivo-em-goi%C3%A2nia-registram-220-multas-por-dia-1.2561295



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