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4 de junho de 2024
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Especificações de Frotas Elétricas – Compras Governamentais

O planeta não para de apresentar sinais de estresse climático por meio de desastres ambientais. A ciência consolida que a…

O planeta não para de apresentar sinais de estresse climático por meio de desastres ambientais. A ciência consolida que a causa das mudanças climáticas é a emissão de gases contaminantes. Segundo a NTU o setor de transporte responde por 33% das emissões no Brasil, desafiando a sua urgente descarbonização. A alternativa apresentada como a mais eficiente aos combustíveis fósseis no mundo é a eletrificação. Com relação aos ônibus, a eletricidade promove a eliminação de 100% dos gases poluentes e ruídos. Contudo, o Brasil segue caminhando a passos muito lentos para substituir sua frota a diesel por carros elétricos. A implantação de tecnologias disruptivas, que naturalmente são mais custosas nas suas fases iniciais, requer um engajamento nacional.

Com isso, o governo federal anunciou um pacote  com recursos significativos do PAC Seleções para 60 municípios brasileiros. Os recursos deverão ser usados para a compra de 2.529 ônibus elétricos e 2.471 ônibus Euro 6. Contudo, para a aquisição da frota elétrica é de suma importância a especificação correta do veículo que atenda as necessidades operacionais da operadora. Desse modo seguem as etapas essenciais para uma boa especificação de ônibus elétrico:

1.Atendimento as Normas de Especificação de Frota:

Um ônibus para operar no Brasil deverá atender as normas descritas abaixo:

Código de Trânsito Brasileiro (CTB) : Lei Federal Nº 9.503 de setembro de 1997

Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN): Resolução nº959/2022

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO): Portaria nº 444/2008 e outras pertinentes

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

-NBR 15.570/2021 – Fabricação de veículos acessíveis

-NBR 10.966-1 a 8/2019 – Veículos rodoviários

-NBR 15.646/2016 – Acessibilidade – plataforma elevatória e veicular e rampa

-NBR 7.337/2014 – veículos rodoviários

-NBR 14.022/2011 – Acessibilidade de veículos com características urbanas

-Demais NBRs relevantes

Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)

Demais referenciais normativos das esferas federal, estadual e municipal.

2. Itens Gerais de Especificações:

3. Especificidades de Ônibus Elétricos:

Diferente de um ônibus a diesel, os ônibus elétricos necessitam de especificações relacionadas ao seu carregamento e autonomia:

Carregadores

  • Tipo de sistema (plug-in, pantógrafo etc) e de conector (GBT, CCS2 etc);
  • Tempo máximo pra carga completa;
  • Potência do carregamento (kW);
  • Tensão (V);
  • Corrente de recarga (A);
  • Quantidade de conectores;
  • Dimensões do carregador;
  • Sistema para gestão do carregamento;
  • Garantias técnicas;

Baterias

  • Autonomia mínima com recarga completa (km);
  • Capacidade mínima da bateria (Kwh);
  • Perda de eficiência máxima ao longo do ciclo de vida;
  • Sistema de gerenciamento e monitoramento das baterias;
  • Garantias técnicas;

4.Sistema Embarcados para monitoramento adequado da frota:

Os editais devem prever os sistemas embarcados assim como a disponibilização dos dados para o poder público:

  • Telemetria: GPS, conexão com CCO, especificar monitoramento do state of health e state of charge da bateria.
  • Botão de pânico e videomonitoramento – CCFTV
  • Sistema sonoro interno de portas e controle semafórico para sistemas com prioridade.

Lembrando que os sistemas inteligentes de transportes são variáveis para cada região, assim, podendo ser mais abrangentes ou não na geração de informações, controle e monitoramento.

5.Fabricantes:

Ao referenciar os fabricantes é essencial entender qual possui o material rodante desejado, assim seguem alguns status dos principais fabricantes de ônibus elétricos no Brasil:

  • VOLVO: veículo padron testado em Curitiba;
  • SHC ANKAI: veículos com testes planejados em São Paulo;
  • HIGER: previsão de operação em Cascavel/PR;
  • VOLKSWAGEN: previsão de inicio de fabricação na planta de Resende/RJ em 2024.
  • BYD: em operação em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belém (PA), Fortaleza (CE), região metropolitana de Salvador (BA), Vitória (ES), Campinas (SP), Maringá (PR), São José dos Campos (SP), Bauru (SP), Santos (SP) e Guarujá (SP)
  • ELETRA: em operação São Paulo, Salvador, Vitória e Goiânia, além de cidades como São Bernardo do Campo, São José dos Campo, Guarujá, Sorocaba e outras

6. Credenciamento de itens para veículos elétricos no BNDES:

É de suma importância prever no edital que os itens dos ônibus estejam credenciados no BNDS preferencialmente no momento da concorrência.

Segundo a ReDUS os itens credenciados no BNDES e os fornecedores atualmente são:

7.Outros requisitos para o Edital:

A frota especificada deve estar de acordo com o plano operacional e na estratégia de recarga da operadora. Além das especificações técnicas deve-se levar em consideração os seguintes pontos:

  • Programa de treinamento para operação e manutenção da frota pelo fabricante, onde recomenda-se definição de um conteúdo mínimo destes treinamentos.
  • Manuais de operação e manutenção, incluindo o plano de manutenção preventiva dos veículos e manuais de peças e ferramentas, se possível com servidor de consulta online.
  • Descrição de quantidades mínimas de peças e sobressalentes e procedimentos detalhados para reboque.
  • Garantias técnicas de componentes e suporte pós-venda.

Referencias:

https://www.mobilize.org.br/noticias/14030/anunciado-pacote-de-r-106-bi-para-renovacao-de-5-mil-onibus.html

https://www.redus.org.br/ciclo-de-capacitacao-semob/etapas/7d8f240b-7b0a-4c76-8632-e489c48750f1

https://www.sptrans.com.br

https://www.ntu.org.br/novo/ckfinder/userfiles/files/CadernoEspecial58.pdf

https://www.antp.org.br

Eliane Kihara

Eliane Kihara

Gerente de Manutenção na Metrobus Transporte Coletivo



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