Mova-se
19 de julho de 2023
Sem categoria

O impacto das ações da CMTC e Metrobus na festa de Trindade/GO – 2023

Mohamed Hally Alves do Nascimento Trindade, na região metropolitana de Goiânia, recebeu cerca de 3,6 milhões de pessoas na tradicional…

Mohamed Hally Alves do Nascimento

Trindade, na região metropolitana de Goiânia, recebeu cerca de 3,6 milhões de pessoas na tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, que aconteceu de 23 a 30 de junho. O evento é considerado a maior manifestação religiosa do Centro-Oeste e um dos maiores do Brasil.

Para chegar a Trindade, muitos fiéis percorrem a pé os 18 quilômetros da Rodovia dos Romeiros. Ao longo dos 10 dias de festa, a cidade promove missas, novenas, procissões, batizados, vigílias, alvoradas e shows. Neste ano, o show gratuito do cantor Roberto Carlos reuniu cerca de 100 mil pessoas na Praça do Santuário.

Impactos da Romaria de Trindade

A Romaria de Trindade gera inúmeros impactos na mobilidade das pessoas e na economia do estado de Goiás. Em relação à mobilidade, o evento causa um aumento significativo no fluxo de veículos e passageiros na cidade de Trindade. Isso pode levar a congestionamentos, atrasos e acidentes.

Em relação à economia, a Romaria de Trindade gera uma grande movimentação financeira na cidade. Isso ocorre, principalmente, devido ao aumento do consumo de produtos e serviços, como transporte, hospedagem, alimentação, turismo e comércio.

A Romaria de Trindade é um evento importante para o estado de Goiás. Ela movimenta a economia, promove a cultura e a fé do povo goiano.

Em relação a mobilidade das pessoas, falaremos sobre a operação especial realizada durante a festa. Durante os 10 dias de festa é ampliada a oferta de viagens da Linha 112 do Eixo Anhanguera entre Goiânia e Trindade, são realizadas mais de 1.500 viagens nos dias da Romaria com intervalo de 5 minutos. Ponto interessante é que essa operação funciona 24 horas por dia para maior comodidade e fluxo dos passageiros que participam da festa.

Comparamos no quadro abaixo a demanda de passageiros dos anos de 2019 (antes da pandemia), 2022 e 2023 (pós pandemia).

Observamos que a festa deste ano 2023 foi 3,97% maior que 2019, isto representa 4.849 validações a mais. Vale ressaltar que este aumento está concentrado nas linhas Alimentadoras que operam apenas dentro da cidade e são contempladas pela Meia Tarifa um projeto que merece ser destacado em artigo único pela representatividade e relevância para a mobilidade urbana na região metropolitana.

Agora quando comparamos apenas a linha 112 Eixo Anhanguera e a Catraca de Solo do Terminal de Trindade, este ano foi 9,43% menor que 2019, isto representa 10.678 validações a menos, esta diferença é causada principalmente pela alta de oferta de viagens proporcionada pelos aplicativos de mobilidade (UBER, 99, inDRIVE etc).

Apesar do aumento da oferta de transporte público, a Romaria de Trindade ainda enfrenta problemas de mobilidade. Isso ocorre, principalmente, devido à alta demanda de passageiros e ao trânsito intenso na cidade.

Em relação à mobilidade, duas provocações foram deixadas para reflexão:

  1. Como melhorar nossa divulgação e comunicação da operação especial de transporte público realizada durante a festa visando agregar mais passageiros?
  2. É viável a criação de uma tarifa diferenciada e/ou produto especifico para atender os passageiros que utilizam o transporte público durante a festa de Trindade?

Essas são questões importantes que devem ser analisadas pelas autoridades públicas e privadas, a fim de melhorar a mobilidade das pessoas durante a Romaria de Trindade.



Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo