Mohamed Hally Alves do Nascimento
Trindade, na região metropolitana de Goiânia, recebeu cerca de 3,6 milhões de pessoas na tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, que aconteceu de 23 a 30 de junho. O evento é considerado a maior manifestação religiosa do Centro-Oeste e um dos maiores do Brasil.
Para chegar a Trindade, muitos fiéis percorrem a pé os 18 quilômetros da Rodovia dos Romeiros. Ao longo dos 10 dias de festa, a cidade promove missas, novenas, procissões, batizados, vigílias, alvoradas e shows. Neste ano, o show gratuito do cantor Roberto Carlos reuniu cerca de 100 mil pessoas na Praça do Santuário.
Impactos da Romaria de Trindade
A Romaria de Trindade gera inúmeros impactos na mobilidade das pessoas e na economia do estado de Goiás. Em relação à mobilidade, o evento causa um aumento significativo no fluxo de veículos e passageiros na cidade de Trindade. Isso pode levar a congestionamentos, atrasos e acidentes.
Em relação à economia, a Romaria de Trindade gera uma grande movimentação financeira na cidade. Isso ocorre, principalmente, devido ao aumento do consumo de produtos e serviços, como transporte, hospedagem, alimentação, turismo e comércio.
A Romaria de Trindade é um evento importante para o estado de Goiás. Ela movimenta a economia, promove a cultura e a fé do povo goiano.
Em relação a mobilidade das pessoas, falaremos sobre a operação especial realizada durante a festa. Durante os 10 dias de festa é ampliada a oferta de viagens da Linha 112 do Eixo Anhanguera entre Goiânia e Trindade, são realizadas mais de 1.500 viagens nos dias da Romaria com intervalo de 5 minutos. Ponto interessante é que essa operação funciona 24 horas por dia para maior comodidade e fluxo dos passageiros que participam da festa.
Comparamos no quadro abaixo a demanda de passageiros dos anos de 2019 (antes da pandemia), 2022 e 2023 (pós pandemia).
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Observamos que a festa deste ano 2023 foi 3,97% maior que 2019, isto representa 4.849 validações a mais. Vale ressaltar que este aumento está concentrado nas linhas Alimentadoras que operam apenas dentro da cidade e são contempladas pela Meia Tarifa um projeto que merece ser destacado em artigo único pela representatividade e relevância para a mobilidade urbana na região metropolitana.
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Agora quando comparamos apenas a linha 112 Eixo Anhanguera e a Catraca de Solo do Terminal de Trindade, este ano foi 9,43% menor que 2019, isto representa 10.678 validações a menos, esta diferença é causada principalmente pela alta de oferta de viagens proporcionada pelos aplicativos de mobilidade (UBER, 99, inDRIVE etc).
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Apesar do aumento da oferta de transporte público, a Romaria de Trindade ainda enfrenta problemas de mobilidade. Isso ocorre, principalmente, devido à alta demanda de passageiros e ao trânsito intenso na cidade.
Em relação à mobilidade, duas provocações foram deixadas para reflexão:
- Como melhorar nossa divulgação e comunicação da operação especial de transporte público realizada durante a festa visando agregar mais passageiros?
- É viável a criação de uma tarifa diferenciada e/ou produto especifico para atender os passageiros que utilizam o transporte público durante a festa de Trindade?
Essas são questões importantes que devem ser analisadas pelas autoridades públicas e privadas, a fim de melhorar a mobilidade das pessoas durante a Romaria de Trindade.