Mova-se
4 de fevereiro de 2022
Artigos

Transportar é preciso, e o embarque é imediato!

Adriano Paranaiba Ideias, e somente ideias, podem iluminar a escuridão. Sem medo de incorrer em uma repetição de bordões, essa…

Adriano Paranaíba

Adriano Paranaiba

Ideias, e somente ideias, podem iluminar a escuridão.

Sem medo de incorrer em uma repetição de bordões, essa frase atribuída a Von Mises é um excelente ponto de partida (trocadilho pretendido) para nos apresentarmos.

Transporte é o que usamos para levar pessoas ou bens de um ponto A para um ponto B. Na maior parte das vezes a palavra é despida do seu conceito mais abstrato, e termina a servir apenas para identificar máquinas e/ou meios de se conquistar esse objetivo, ir de um lado para o outro.

Sem dúvida, retornar ao conceito mais amplo é necessário para atingirmos o objetivo desta primeira conversa: transportar você, leitor, do ponto A para o ponto B.

Deixemos os mecanismos de lado: quando falamos em transporte não devemos apenas nos referir ao modo. Devemos é claro abordar tudo o que exerce influência na ação humana de deslocar-se.

Falamos então da infraestrutura de transportes como um todo, como, ruas, pontes e viadutos nos transportes rodoviários, do aeroporto, de rotas e controladores de voo para os aviões, das estações e trilhos das ferrovias.

Perceba que ainda estamos com a nossa carga conceitual atrelada ao mundo físico. Mas não vamos ficar aqui parados esperando o trem sair. Vamos conduzi-lo.

Não podemos deixar de falar de transportes sem mencionar o impacto que o ambiente regulatório exerce no dia a dia desta atividade essencial. Transporte então, é também, ambiente regulatório, legislativo, concorrencial, inovativo, negocial.

E é aqui, leitor, nosso início:

O Podcast Transportar é Preciso leva e traz informações importantes não só sobre as inovações tecnológicas que são tão frequentes na área dos transportes. No TEP, jeito carinhoso de chamar esse projeto, mostramos que não dá para falar de transportes sem falar de concorrência, sem falar de regulação e sem abordar as dificuldades econômicas, políticas e jurídicas que são tão doloridas para a área.

É um transporte de ideias – porque não – com um objetivo: difundir a cultura da inovação e a modernização do debate técnico, acadêmico, econômico, político ou jurídico sobre a mobilidade humana.

Desde o início do Podcast, já entrevistamos inúmeros atores deste mercado tão importante para o desenvolvimento econômico. Falamos de regulação e dificuldades jurídicas e políticas. Comemoramos boas notícias, repudiamos as que consideramos más.

E é neste ponto que uma nova jornada inicia seu caminho: a segunda temporada do Mini-documentário Transportar é Preciso. São diversas entrevistas com o objetivo de falar sobre transportes com vários pontos de vista diferentes.

Se nossa finalidade é o transporte das ideias que precisamos para a modernização e o desenvolvimento da área, o TEP é o ônibus no qual convido todos a embarcarem, imediatamente.

Saudações,

Adriano Paranaiba



Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).

Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo