Mova-se
26 de janeiro de 2022
Artigos

Mesmo na crise, frota de veículos de Goiás apresenta aumento em 2021

Em apenas seis anos o número de veículos no estado aumentou mais de 20%. Mova-se Fórum de Mobilidade alerta para…

Em apenas seis anos o número de veículos no estado aumentou mais de 20%. Mova-se Fórum de Mobilidade alerta para os impactos negativos para a mobilidade das pessoas


Mesmo diante da crise que se instalou com a pandemia e o desemprego crescente, o estado de Goiás registrou um aumento no número de veículos em 2021. Dados do Detran apontam para o acréscimo de 3,5% da frota passando de 4,17 milhões em 2020 para 4,23 milhões no ano passado. Em apenas seis anos, o aumento no número de veículos no estado foi de 20,6%, o que corresponde a 738.971 carros, motos e caminhões a mais.

O que mais chama a atenção nesses dados é que, de acordo com o Mova-se Fórum de Mobilidade, o que mais cresceu foi o número de pessoas que compraram veículos e ganham mensalmente entre dois e quatro mil reais. De acordo com Ronny Medrano, engenheiro civil, doutor em Transporte e integrante do Mova-se, os novos tipos de emprego como transporte por aplicativo para pessoas e cargas, na área urbana, pode ser uma causa desse aumento na frota de veículos, principalmente fomentando a migração para trabalhar de moradores da região metropolitana para Goiânia. “Um efeito no longo prazo é o aumento do congestionamento, do risco de acidentes e queda do nível de serviço nas vias e cruzamento em horários de maior pico”, afirma.

Números de Goiás

Motos: 1.225.369

Veículos de 4 rodas ou mais: 3.099.456

Números de Goiânia

Motos: 311.352

Veículos de 4 rodas ou mais: 966.433

Ranking das cidades

1º Goiânia

2º Aparecida de Goiânia

3º Anápolis

4º Rio Verde

5º Itumbiara




Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).

Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo